V Semana de Publicidade e Propaganda discutirá privacidade e controle de 3 a 5 de outubro

Data de publicação: 2 de outubro de 2017. Categoria: Notícias

O Programa de Educação Tutorial de Comunicação (PETCom) da Universidade Federal do Ceará realiza, de 3 a 5 de outubro, a V Semana de Publicidade e Propaganda (SPP). Com o tema “Vigiar // Controlar”, o evento abordará questões de privacidade e controle por meio de mesas-redondas, exposições e oficinas. Realizada em parceria com a coordenação do Curso de Publicidade e Propaganda, a programação é gratuita e aberta ao público.

Segundo a organização, a Semana colocará em pauta as consequências das práticas contemporâneas no ciberespaço, em contexto em que a presença da tecnologia diminui a diferença entre o que é público e privado. É proposta uma reflexão interdisciplinar sobre o comportamento dos internautas, não apenas como usuários, mas também como produtores e consumidores de mensagens publicitárias.

“Pensar tais práticas numa perspectiva ética contribui para delinearmos melhor os limites da superexposição e da invasão de privacidade. Nesse contexto, perceber a publicidade como uma forma de controle é o primeiro passo para começarmos a debater meios de escape com relação ao tratamento das informações pessoais como mercadoria”, explica a organização do evento.

Segue a programação, que ocorre exclusivamente no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra:

Dia 3 de outubro (terça-feira)
8h às 10h – Mesa “Publicidade e controle: o que é?”, com Geísa Mattos, Sylvio Gadelha e Glícia Pontes.
Local: Auditório da Geografia (Bloco 911)
10h às 12h – Debate “Visibilidade é uma armadilha?”, com Soraya Madeira e Paulo Dório.
Local: Instituto de Cultura e Arte (ICA)

Dia 4 de outubro (quarta-feira)
8h às 10h – Mesa “Publicidade de algoritmos”, com Riverson Rios, Rafael Costa e Beatriz Okubo.
Local: Auditório da Geografia (Bloco 911)
10h às 12h – Oficinas “O que a gente diz sobre”, com o projeto Improvisa, e “Jam session”, com o projeto Sila-Crvs A.O.A.
Local: Sala DS226 do Instituto de Cultura e Arte (ICA)

Dia 5 de outubro (quinta-feira)
8h às 10h – Palestra “Vigilância, democracia e redes sociais”, com Renata Gomes.
Local: Auditório da Geografia (Bloco 911)
10h às 12h – Mesa “Outros olhares”, com Gabriela Reinaldo e Ada Kroef.
Local: Auditório da Geografia (Bloco 911)

Durante todo o evento, será realizada exposição temática na ICAntina, no Instituto de Cultura e Arte (ICA).

Mais informações são compartilhadas na página da Semana no Facebook e na página oficial do PETCom.

Fontes: Heloísa Vasconcelos e Beatriz Carvalho, da organização do evento – fones: 85 99762 8373 e 88 99631 2163, respectivamente