Reitor empossa novos coordenadores da pós-graduação

Data de publicação: 18 de agosto de 2017. Categoria: Notícias

Durante a solenidade de posse dos 72 coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará, ocorrida quarta-feira (16), no auditório da Reitoria, o Reitor Henry de Holanda Campos agradeceu aos empossados “por aceitarem o desafio da nova missão”, reconhecendo não ser possível “esconder ou ignorar a política perversa que está sendo praticada contra a educação pública no País”. Mas ressaltou que ”fazer bem o trabalho é nossa melhor defesa”. Na ocasião, o Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, anunciou lançamento de edital para manutenção de equipamentos dos laboratórios de pesquisa da UFC.

O Reitor  assegurou que, apesar de o País passar por momento de turbulência, a UFC pode comemorar conquistas e avanços. Referia-se aos dados anunciados pelo Prof. Antonio Gomes no início da solenidade, como o do aumento de 245 para 263 do número de bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ), o maior percentual entre as universidades nordestinas; e também sobre o crescimento de registro de patentes da UFC (em 2007 eram apenas dois, enquanto em 2016 contabilizou 48 registros).

Veja mais fotos da cerimônia no Flickr da UFC

A situação financeira das instituições federais de ensino superior também foi abordada pelo Reitor Henry Campos, que reconheceu existirem universidades em “situação difícil”, mas afirmou que esse “não era o caso da UFC”. Admitiu, no entanto, que determinadas despesas estão sendo racionalizadas, como por exemplo, viagens e diárias. Ele reiterou, porém, que recursos para a assistência estudantil estão garantidos.

“Mesmo com dificuldades se faz muita coisa, com o ‘modo resiliência’ ativado’”, afirmou o Prof. Antonio Gomes, dizendo que os dados que apontam a evolução da UFC atestam que “a crise não contaminou tudo”.

POSSE – O momento formal da solenidade seguiu o seguinte protocolo: leitura do termo de posse dos coordenadores e, em seguida, cada um deles foi chamado para assinar e receber o documento das mãos do Reitor Henry Campos. Veja a relação dos novos coordenadores.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938