Prof. Fabio Matos Recebe Menção Honrosa do Prêmio Celso Furtado

12 de dezembro de 2017

Nosso Prof. Fabio Matos recebeu menção Honrosa  na quarta edição do Prêmio Celso Furtado de desenvolvimento Regional na categoria I- Produção de conhecimento cientifico. O prêmio visa promover a reflexão, do ponto de vista teórico e prático, acerca do desenvolvimento regional no Brasil, envolvendo o poder público e a sociedade civil organizada na discussão e na identificação de medidas concretas para a redução das desigualdades de nível de vida entre as regiões brasileiras e a promoção da equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento.

Sobre o prêmio

O Ministério da Integração Nacional – MI, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR,  lançou em 2009, o Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional Edição 2010: homenagem a Celso Furtado como uma das estratégias para estimular o processo de discussão e divulgação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR .  A partir da segunda edição, o nome do consagrado economista brasileiro foi incorporado permanentemente à denominação do Prêmio que passa a se chamar “Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional”.

Nas três primeiras edições homenageou a três brasileiros, Celso Furtado, Rômulo de Almeida e Armando Dias Mendes, respectivamente, pela importância deles como responsáveis pela condução do processo de reconhecimento político, social e econômico da questão regional brasileira e de inserção do tema na agenda de governo e no centro do debate nacional, a partir da década de 1950.

Em sua quarta edição reconhece e homenageia o geógrafo Milton Santos falecido em 2001. Suas teorias contribuíram para a compreensão do território nacional contemporâneo, bem como do processo de urbanização da América Latina e do Brasil. Autor de dezenas de livros que marcaram o estudo geográfico no país, Milton Santos é reconhecido internacionalmente.

 

Fonte: http://www.mi.gov.br