Participação de Professores do Labomar no Science20 (S20) Japão

Data de publicação: 1 de março de 2019. Categoria: Notícias

Em 2019, o Japão sediará o encontro do S20 em 6 de março, assim como a Reunião do G20 em Osaka, em 28-29 de Junho. Antecipando a reunião do G20, o Conselho de Ciências do Japão hospedará a reunião do S20 cujo tema é “Threats on Marine Ecosystem and Conservation of Marine Environment”. Nossos Professores Luiz Drude de Lacerda, membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e representante da Área de Ciências do Mar na ABC, atuou na redação e revisão do documento produzido na S20, e Rozane Valente Marins participou da reunião, assim como a adida da Embaixada Brasileira em Tóquio, Sra Gabriela Resendes.

O Science20 (S20), que compreende as academias de ciências dos países do G20 foi estabelecido na Academia de Ciências da Alemanha para fornecer recomendações baseadas na ciência para a reunião do G20 no ano seguinte, 2017 ocorrido naquele país. Como resultado, em Janeiro de 2017 reuniu-se em Halle, Alemanha, para a preparação do documento das academias nacionais “Improving Global Health: Tools and Strategies to Combat Chronic and Communicable Diseases”. Em março de 2017, a Academia Alemã sediou o Fórum S20 quando então foi entregue a Chanceler, Dr. Angela Merkel, o documento aprovado pelo S20.

Em 2018, o encontro ocorreu na Argentina, e foi a vez da Academia Nacional de Ciências Exatas, Físicas e Naturais da Argentina coordenar a reunião do S20 e a confecção do documento cujo tema foi “Food and Nutrition Security: Improving Soils and Increasing Productivity”, que foi entregue em 25 de Julho ao Dr. Lino Barañao, Ministro da Ciência, Tercnologia e Inovação produtiva da Argentina.

Detalhes do S20, programação e o documento aprovado podem ser obtidos em: