Labomar abre inscrições para mestrado e doutorado em Ciências Marinhas Tropicais

Data de publicação: 1 de setembro de 2017. Categoria: Notícias

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (PPGCMT) da UFC inscreve, até 4 de outubro de 2017, para o processo de seleção de mestrado e doutorado ao período letivo 2018.1. Serão ofertadas 15 vagas para o mestrado e 12 vagas para o doutorado. As linhas de pesquisa do programa são “Manejo de ecossistemas para a produção biológica”, “Prospecção de recursos marinhos”, e “Análise de impactos ambientais da região oceânica e costeira”.

Poderão inscrever-se para a seleção de mestrado portadores de diploma de graduação plena, advindos de cursos concluídos em instituições de nível superior reconhecidas pelo MEC. Para a seleção de doutorado podem inscrever-se portadores de diploma de mestre, obtidos em cursos recomendados pela Capes. Candidatos com necessidades especiais poderão solicitar as condições específicas para realizar as provas.

Para inscrever-se, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), aba processos seletivos – stricto sensu, bem como realizar a entrega da documentação exigida no edital. No mesmo endereço encontra-se o edital de seleção. Interessados também podem usar o seguinte link https://goo.gl/mTkaUn

O Labomar/UFC vem realizando pesquisas no mar desde 1960, ano de sua criação, sendo uma das unidades de ensino e pesquisa em ciências do mar mais antigas do país e possuindo papel estratégico na nucleação de grupos de pesquisas na Região Norte-Nordeste do país. O Programa de Pós-Graduação (PPGCMT) conta com 21 professores permanentes, 6 professores colaboradores e 1 professor visitante estrangeiro, além de mais de 90 discentes. O reconhecimento da qualidade do trabalho realizado confirma-se por mais de 11 mil citações na base Scopus recebidas pelos docentes do programa entre 1996 e 2016, o que confere um fator h 48 ao programa. Na última avaliação realizada pela CAPES, o PPGCMT foi o quinto programa da área de Ciências Ambientais em número total de publicações no extrato Qualis A. “A pós-graduação do LABOMAR tem um perfil diverso atualmente, com forte atuação em estudos multidisciplinares envolvendo a Oceanografia Física, Química, Geológica e Biológica. Além disso, a Pesca e Aquicultura e estudos envolvendo impactos ambientais nas zonas costeiras e dos oceanos tem sido desenvolvidos. Convidamos os interessados a se inscreverem e participarem gratuitamente do nosso processo seletivo”, comentou o Prof. Marcelo de Oliveira Soares, coordenador do PPGCMT.

Fonte: Prof. Marcelo de Oliveira Soares, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais da UFC – fone: 85 33667014