Programa de Educação Ambiental Marinha (PEAM)

Coordenadora: Ravena Sthefany Alves Nogueira
Contatos: peam@ufc.br, ravenanogueira@ufc.br
Instagram: @peam_ufc

Rio Pacoti

O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre o ambiente terrestre e o marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais, está sujeito ao regime das marés e é dominado por espécies vegetais típicas, as quais se associam a outros componentes vegetais e animais grandes. São “berçários” naturais, tanto para as espécies características desses ambientes, como para peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras durante, pelo menos, uma fase do ciclo de sua vida. A manutenção do mangue é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno.

Foi pensando na importância de incentivar a conscientização ambiental da população que, em 2008, o Programa de Educação Ambiental Marinho (PEAM) transferiu-se do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) para o Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC), localizado no município do Eusébio, às margens do estuário do rio Pacoti, sendo destinado a realizações de estudos de campo que buscam o manejo e a preservação dos recursos costeiros, bem como ao desenvolvimento de projetos de educação ambiental.

O PEAM enfatiza os principais problemas decorrentes da ação humana nos ecossistemas costeiros, estuarinos e marinhos. Nesses ecossistemas, o trabalho de conscientização nos manguezais tem sido mais intenso, em virtude do programa residir nas proximidades do manguezal. O público que se beneficia do programa são alunos de escolas da rede pública e particular, da capital e do interior do estado, estendendo seu atendimento à comunidade universitária, aos turistas, aos grupos de terceira idade, às ONGs, aos centros comunitários, entre outros.

O atendimento é realizado por meio de visitas nas escolas ou na própria sede do programa, onde são realizadas as seguintes atividades:

• Palestras de conscientização ambiental;
• Exibição de documentários científicos e/ou desenhos animados relacionados com o tema abordado durante a visita;
• Apresentação de exemplares da fauna e flora marinha, costeira e estuarina, ressaltando suas principais características, sua importância e algumas curiosidades, por meio de um pequeno acervo que fica na própria escola até o término de seu atendimento;
• Dinâmicas abordando os temas discutidos no decorrer da visita.

PEAM Fotos 1 e 2

Quando a visita ocorre no CEAC (além das atividades citadas acima), ocorrem outras atividades, tais como:

• Trilha ecológica nas proximidades do rio Pacoti;
• Observação de um aquário de cavalo-marinho;
• Observação de acervo biológico com diversos organismos da fauna e flora nativa;
• Visitação ao meliponário, à horta orgânica e aos viveiros de mudas nativas;
• Prática de sleque line;
• Juntamente com a Fundação Alphaville, promove eventos, como a semana do meio ambiente PRA CURTIR O PACOTI II. Nesses eventos, ocorrem dinâmicas como corrida de caiaque, stand up e trekking.

PEAM Figura 3

Para os grupos de terceira idade são desenvolvidas dinâmicas que elevem sua autoestima e os façam refletir, tendo como intuito não apenas a conscientização ambiental, mas também a possibilidade de desfrutar de um momento de lazer.

Exibir: subpáginas.