Consuni: consulta para diretor e vice-diretor de unidades acadêmicas

Data de publicação: 6 de agosto de 2019. Categoria: Notícias

Os professores da Universidade Federal do Ceará interessados em ocupar cargos de diretor e vice-diretor dos centros, das faculdades e dos campi da instituição deverão registrar, no dia 9 de agosto, sua candidatura para submissão à consulta entre a comunidade acadêmica, que ocorrerá no dia 28 do mesmo mês. A decisão, aprovada na tarde de segunda-feira (29) em reunião ordinária do Conselho Universitário (Consuni), exclui os campi de Russas e de Crateús, que permanecerão com os diretores e vice-diretores atuais.

Conforme a Resolução ad referendum nº 13/Consuni, o processo ocorrerá exatamente como foi realizado em anos anteriores, com consulta sendo feita de forma eletrônica, para a qual será disponibilizada a infraestrutura necessária pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). A consulta definirá as listas tríplices, que serão encaminhadas ao próximo reitor, o qual será responsável pela nomeação.

“Ao contrário do que foi noticiado, os reitores das instituições federais de ensino continuarão nomeando seus pró-reitores e diretores de unidades acadêmicas. O governo voltou atrás na proposta inicial de que tudo seria encaminhado para Brasília e que lá haveria uma centralização na escolha”, explicou o reitor Henry Campos.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

Os conselhos de centro, campus, instituto ou conselhos departamentais poderão decidir se farão ou não a consulta prévia à comunidade sobre a elaboração das listas tríplices. “Já Russas e Crateús, em nosso entendimento, como são campi que estão ainda em fase de implantação, consideramos que seria mais apropriado que continuassem com os diretores pro tempore. Mas nada impedirá que o novo reitor, numa decisão diferente, decida nomear um outro diretor ou diretora, ou também convocar eleições para essas unidades”, esclareceu o reitor.

Podem se submeter à consulta os professores dos dois níveis mais elevados da carreira ou que possuam título de doutor. Fica assegurado aos diretores e vice-diretores que estão no exercício do primeiro mandato o direito de registrar suas candidaturas à reeleição. A inscrição do candidato a diretor e seu respectivo vice-diretor deverá ser realizada mediante manifestação por escrito dos postulantes e entregue na secretaria de sua unidade acadêmica, no dia 9 de agosto de 2019, das 8h às 12h e das 14 às 17h. O horário de votação terá início às 8h do dia 28 de agosto de 2019 e será encerrado, no máximo, às 21h, a critério de cada unidade acadêmica.

Podem votar na consulta os integrantes das carreiras do magistério superior e do ensino básico, técnico e tecnológico da universidade, exceto professores aposentados, substitutos, visitantes e os que estiverem em gozo de licença para tratar de interesse particular; alunos de graduação ‒ incluindo-se os da modalidade de educação a distância ‒ e de pós-graduação stricto sensu, matriculados curricularmente; e servidores técnico-administrativos da UFC, exceto os aposentados e os que estiverem em gozo de licença para tratar de interesse particular.

O diretor será nomeado para um mandato de quatro anos, permitida uma única recondução.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331