CEAC

CEAC quer dizer Centro de Estudos Ambientais Costeiros. O CEAC é uma estação avançada de pesquisa do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará, que nasceu como resultado de uma parceria público-privada entre a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Fundação Alphaville, a Prefeitura Municipal do Eusébio e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Por meio do Convênio de Cooperação Técnico-científica, assinado em 25 de maio de 2004, ficou estabelecido na sua Cláusula Primeira – do Objeto: “1. O presente Convênio tem por objeto o acordo de cooperação entre as partes CONVENENTES para a implantação do Centro de Estudos Ambientais Costeiros, visando desenvolver investigações em diversas sub-áreas de conhecimento aqüícola (nutrição, reprodução, genética) para aprimorar, desenvolver e transferir tecnologia para a criação de espécies de importância ecológica e econômica do ambiente marinho e costeiro, bem como o desenvolvimento de programas de educação ambiental.”

O CEAC localiza-se a 21 km da sede do Labomar, próximo à praia do Porto das Dunas, uma das mais belas e visitadas do litoral cearense. Situado às margens do estuário do rio Pacoti, município do Eusébio, o CEAC abrange uma área de 4,4 hectares. Devido a sua localização, bioensaios em aquicultura marinha e estuarina, além de estudos de campo que visam ao manejo e à preservação dos recursos costeiros, são conduzidos dentro de um ambiente mais próximo da realidade do ecossistema costeiro nordestino.

Contato da Coordenação Administrativa: Ariana Barroso de Farias
Fone: (85) 3229 8718
Endereço: Rua Coronel Ednardo Weyne, s/n – Bairro Cararú – Mangabeira
CEP: 61760-000 – Eusébio – Ceará