Após abertura com casa lotada, 27º Cine Ceará segue até sexta-feira (11)

Data de publicação: 8 de agosto de 2017. Categoria: Notícias

Com o Cineteatro São Luiz lotado, começou, na noite do último sábado (5), o 27º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema. Exibição de curta, longa e homenagem marcaram a solenidade. O secretário da Cultura do Estado, Fabiano dos Santos, e o Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, deram as boas-vindas ao público do evento, que segue até a próxima sexta-feira (11).

“Cada nova edição do Cine Ceará reproduz uma amostra relevante do que se produz de melhor na América Latina e península Ibérica. É um festival aberto ao grande público, criado para socializar a cultura e provocar o pensamento crítico. A UFC se associa, mais uma vez, a seus parceiros ilustres, para abrir a cortina do 27º Cine Ceará. Ao lado do Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e Ministério da Cultura, nos lançamos à realização deste grande encontro”, afirmou o Reitor, em discurso de abertura.

O Cine Ceará é promovido pela UFC, por meio da Casa Amarela Eusélio Oliveira.

Imagem: O diretor da Casa Amarela e do festival, Wolney Oliveira, ao lado do Reitor da UFC, Henry Campos (Foto: Arlindo Barreto)

A abertura foi marcada ainda pela exibição do curta-metragem A luz da mata, feito em animação, e do longa chileno Uma mulher fantástica, que arrancou aplausos do público e teve forte repercussão na imprensa. O filme conta a história de uma garçonete transexual que sonha ser cantora lírica e cuja vida sofre uma reviravolta após a morte do namorado, 20 anos mais velho.

El País Brasil destacou em manchete: Uma mulher fantástica arrepia plateia na abertura do Cine Ceará”. O Estado de São Paulo“Bom começo no Cine Ceará comUma mulher fantástica. Sites especializados em cinema, como o Adoro Cinema e Escribiendo Cine, também destacaram o filme de abertura.

Assista à reportagem da UFCTV sobre o Cine Ceará:

Imagem: O ator Jesuíta Barbosa compareceu à abertura (Foto: Arlindo Barreto)

EMOÇÃO ENTRE ESTUDANTES – A noite foi de emoção para estudantes participantes do projeto Enel Compartilha Animação, que subiram ao palco para receber os certificados da oficina e os aplausos do público após a exibição do curta A luz da mata, por eles produzidos. A gerente de Comunicação da Enel Ceará, Patrícia Varela, fez a entrega com o secretário Fabiano dos Santos e o Reitor Henry Campos.

A solenidade também homenageou uma grande referência do audiovisual brasileiro, o cineasta Geraldo Moraes, falecido na manhã da última sexta-feira (4), aos 78 anos. Gaúcho-brasiliense-nordestino, à frente de importantes entidades representativas de cineastas, ele fez da descentralização da produção do cinema brasileiro uma de suas mais importantes bandeiras.

Leia mais: Ministro da Cultura anuncia R$ 94 milhões ao NO/NE e Centro-Oeste em evento do Cine Ceará

SERVIÇO

27° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema –  de 5 a 11 de agosto de 2017 em Fortaleza
Onde: Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n, Centro); Cinema do Dragão – sala 2 (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema); Hotel Oásis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500, Meireles). Acesso gratuito mediante ingressos com distribuição no local.
Mais informações: www.cineceara.com

Fonte: Assessoria de Imprensa do Cine Ceará – fones: 85 3252 5401, 99989 5876 e 99989 3913 / e-mail: degage@degage.com.br