Ajuste de matrícula de veteranos ocorre até hoje (8)

Data de publicação: 8 de agosto de 2017. Categoria: Notícias

O ajuste de matrícula 2017.2 de estudantes veteranos da Universidade Federal do Ceará ocorre nos dias 7 e 8 de agosto, através do SIGAA ou nas coordenações de curso.

Esse período tem como objetivo permitir que o aluno solicite alterações (tanto inclusões quanto exclusões) de matrículas em componentes curriculares. A oferta de vagas é reduzida, uma vez que a maioria das vagas já foi ocupada na matrícula curricular (que ocorreu de 31 de julho a 2 de agosto).

O ajuste não deve ser visto como uma prorrogação do período de matrícula regular, devendo ser usado em eventuais necessidades de adaptação. Por exemplo, caso o aluno tenha tido matrícula indeferida em determinada turma e deseje buscar outras turmas da mesma disciplina, pode tentar nova vaga.

Estudantes que tiveram o pedido de reabertura de matrícula deferido também podem fazer a matrícula nesse período, bem como os aprovados no processo seletivo de transferência de outras instituições e admissão de graduados e os interessados em fazer matrícula institucional.

Assim como acontece na matrícula curricular, no ajuste é necessário aguardar o processamento das solicitações de matrícula pelo SIGAA.
É importante lembrar que,  após o ajuste de matrícula, as vagas reservadas são disponibilizadas para os demais alunos e definidas pelo IRA Geral.

MATRÍCULA CANCELADA – Alunos com status cancelado no SIGAA por exceder o limite de reprovações por frequência devem procurar o Protocolo da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e preencher requerimento para avaliação do caso.

MATRÍCULA INSTITUCIONAL – Para os alunos que pretendem manter o vínculo de discente ativo com a Instituição sem estar matriculado em componentes curriculares, existe a matrícula institucional, que também pode ser feita durante o período de ajuste.

A matrícula institucional deve ser solicitada pelo próprio aluno através do SIGAA e não passa por análise da coordenação do curso. No entanto, o aluno deve estar atento aos limites de matrículas institucionais e trancamentos totais permitidos, que somados não podem ultrapassar quatro semestres letivos.

Para ajuste de matrícula, o estudante deve acessar o SIGAA.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação da Prograd – fone: 85 3366 9036